Capoeira Terra do Sol
APCAP
Escola de Capoeira
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Principais golpes

O bom capoeirista é leve, flexível e ginga o tempo todo durante o jogo. Ele procura não confrontar diretamente os ataques do adversário, mas esquivar-se deles, aplicando seus contra-ataques. Os movimentos são sincronizados com os movimentos do adversário. Os golpes são executados com a intenção de atingir o adversário, mas sem na verdade chegar realmente a atingi-lo.

Algo deu errado
Quando há algum choque traumático durante o jogo é porque um dos dois capoeiristas errou. Pode ser que um deles não tenha parado o pé na hora certa ou que o outro não soube esquivar-se a tempo.
Os golpes na capoeira podem ser divididos em nove grandes grupos. Cada um desses grupos possui seus principais golpes que listamos abaixo.

Defesas - Cocorinha: o jogador fica quase sentado, com os joelhos dobrados sem tocar o dorso no chão e com o braço erguido para bloquear golpes a cabeça.

* Outros golpes: esquivas, negativas, resistência.

 Golpes mortais
O golpe é considerado mortal quando aplicado com maldade em pontos vitais do corpo, como a nuca, a coluna vertebral, os pulmões e a cabeça. O capoeirista atingido pode realmente morrer ou sofrer graves danos.

Ataques rodados
  • Armada: aplica-se estando em pé, e consiste em firmar-se com um pé no chão e com a outra perna livre, fazendo um movimento de rotação, varrendo na horizontal, atingindo o adversário com a parte lateral externa do pé.
  • Meia lua: movimento em que o capoeiristas ergue o pé, empurrando-o para fora e puxa-o para dentro em forma de uma meia lua. O objetivo é acertar a cabeça do adversário com a lateral interna do pé.
  • Queixadinha: pode ser lateral ou frontal. Na queixada lateral, a perna de trás da ginga cruza com a da frente fazendo um meio círculo. Na queixada frontal, a perna de trás da ginga faz um movimento circular de dentro para fora visando acetar o rosto do adversário com a parte externa do pé.

* Outros golpes: chapéu de couro, meia lua de compasso.



Ataques frontais
  • Bênção: a perna de trás da ginga é esticada para a frente buscando acertar o abdômen do adversário de cima para baixo.
  • Martelo: ergue-se a perna procurando atingir o adversário com a parte superior do pé.
  • Ponteira: muito semelhante ao martelo, mas o capoeirista usa a ponta do pé para atingir o adversário.

* Outros golpes: chapa, esporão.

Ataques voadores
  • Queixada: o capoeirista fica na frente do adversário, dá um passo para o lado, gira o tronco e desfere um movimento circular com a perna da frente buscando atingir a cabeça do adversário.
  • Vôo do morcego: o capoeirista pula na direção do adversário com os braços e pernas encolhidos. No ar ele estica as pernas empurrando o oponente.
  • Meia lua solta: o capoeirista gira no ar sobre uma perna flexionada.

* Outros golpes: armada, martelo voador.



Crédito: Formado Comprido/ Formado Comprido Sites/ Divulgação
Ataque voador

Movimentações
  • Ginga: movimento de vai e vém constante dos capoeiristas, avançando e recuando, procurando enganar o adversário além de buscar o momento mais adequado para o ataque.
  • Volta ao mundo: o capoeirista solicita uma pausa no jogo dando algumas voltas na roda com o openente o seguindo.
* Outros golpes: rolê, fuga, meia volta.

Golpes de mão
  • Galopante: através do impulso da ginga o capoeirista desfere um soco com a mão aberta no adversário.

* Outros golpes: abafador, asfixiante, quebra-queixo.



Crédito: Formado Comprido/ Formado Comprido Sites/ Divulgação
Golpe de mão

Acrobacias
  • Macaco: movimento onde o capoeirista se projeta partindo de cócoras com uma mão apoiada abaixo da cintura e a outra girando de frente pra trás sobre a cabeça, fazendo um movimento completo sobre o corpo.
* Outros golpes: aú, saudação, palhacinho.

Desequilibrantes
  • Rasteira: golpe que consiste em apoiar as mãos no chão e rodar a perna, num ângulo de 360º, encaixando atrás do pé do adversario e arrastando-o, com o objetivo de derrubá-lo.
* Outros golpes: arrastão, chibata, tesouradas.

Crédito: Formado Comprido/ Formado Comprido Sites/ DivulgaçãoGolpe desequilibrante
Especiais
  • Coice: como o próprio nome já diz, o capoeirista se apóia nos braços e desfere um chute com ambas as pernas.
  • Cabeça: o capoeirista projeta seu corpo para frente, com a perna flexionada, buscando atingir o adversário com a cabeça.
* Outros golpes: boca de calça, trava de perna.


­
Crédito: Luciano Milani/ Portal Capoeira/ Divulgação
Golpe especial



Crédito: Formado Comprido/ Formado Comprido Sites/ Divulgação
Ataque rodado
Deixe seu Comentário:
Sem comentários »
Categorias:

0 comentários:

Postar um comentário

▲ Subir