Capoeira Terra do Sol
APCAP
Escola de Capoeira
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

O DIPLOMA DE MESTRE BIMBA

Diploma da Federação Bahiana de Pugilismo emitido por ocasião da elaboração do anteprojeto de de regulamentação da capoeira como desporto pelo Dr. A. A. Decanio Filho (por determinação do Sr. Pachoal Segretto Sobrinho, então Presidente da Confederação Brasileira de Pugilismo) e assinado respectivamente pelo Mestre Bimba (no campo de "Secretário Geral", à falta de campo mais adequado neste modelo padronizado da Federação Baiana de Pugilismo), pelo Dr. Angelo Augusto Decanio Filho (na qualidade de Diretor do recéncriado Departamento de Capoeira da mesma Federação e pelo Sr. Fauzi Abdala João, na qualidade de Presidente da F.B.P.
Image
Foram 8 (oito) os diplomas assinados pelo Mestre Bimba, para serem outorgados como Título de Mestre de Capoeira aos primeiros componentes dos futuros Quadro de Arbitros e Conselho Superior de Mestres de Capoeira, a serem escolhidos pelo Dr. A. A. Decanio Filho dentre os componentes indicados pelo Mestre Bimba como integrantes do grupo de trabalho para as pesquisas e experimentação prática indispensáveis à elaboração do mesmo.
O anteprojeto encaminhado pela F.B.P., foi descaracterisado na redação final da comissão técnica da Confederação Brasileira de Pugilismo, desgostando simultaneamente ao Dr. Decanio e ao Mestre Bimba, que se afastaram do rumo indicado pela C.B.P. para o desenvolvimento da capoeira como desporto, ficando os documentos sem aplicação prática e sob a guarda do Dr. Decanio pela confiança nele depositada pelo Mestre Bimba.
Após o falecimento do Mestre, houve por bem o Dr. Decanio, transformá-lo em documento histórico, à falta da aprovação final da escolha do nome selecionado pela única autoridade reconhecida como outorgante do título, o próprio Sr. Manoel dos Reis Machado. Atitude do conhecimento do Sr. Frederico Abreu, idealizador da Fundação Mestre Bimba, e homologada pelo Presidente da Federação Baiana de Capoeira, Dr. Raimundo Cesar Alves de Almeida (Itapoan), que também assina o documento; sendo lançada uma declaração, do Dr Decanio, de que o documento a partir de então, teria apenas valor histórico.
Estes documento foram então entregues aos descendentes do nosso Mestre e a alunos escolhidos por Dr. Decanio entre aqueles que se distinguiram por serviços relevantes na difusão e preservação da Luta Regional Bahiana sobretudo o exterior de nosso país.

Assinatura ampliada do Sr. Manoel dos Reis Machado "Mestre Bimba"
Actualizado em ( 05-Mar-2005 )
Deixe seu Comentário:
Sem comentários »

0 comentários:

Postar um comentário

▲ Subir