Capoeira Terra do Sol
APCAP
Escola de Capoeira
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Conheça a Capoeira, uma das atividades físicas mais completas

A capoeira faz bem para corpo e mente

10/04/2013 às 11:14
Heverton Arguelho / Cynthia Paludeto

A Capoeira é um esporte que faz parte da história do Brasil
Foto: Divulgação
A capoeira é considerada atualmente um dos principais esportes nacionais. O jogo é lento e rasteiro e mostra flexibilidade e malícia. As várias concepções do esporte refletem a sua origem e sobrevivência através dos tempos. Na sua forma mais natural, a ‘Capoeira Esporte’ é usada como instrumento de combate e de defesa pessoal, e é genuinamente brasileira.
A Capoeira Dança e Arte se faz presente através da música, ritmo, canto, instrumento, expressão corporal e criatividade de movimentos. Na dança, as aulas são dirigidas no sentido de aproveitar os movimentos, desenvolvendo flexibilidade, agilidade, destreza, equilíbrio e coordenação motora.
Já a Capoeira Lazer funciona como prática não formal, através das "rodas" espontâneas, aquelas que vemos se formar nas ruas e praças. A Capoeira Filosofia, entre muitos fundamentos, traz um estilo de vida que prega o respeito ao próximo e aos mais velhos.
A capoeira é considerada como uma das atividades físicas mais completas, pois mistura luta, dança e canto. Com tantos atributos positivos, cada vez mais as mulheres aderem ao esporte, não só para manter a forma física e eliminar peso (já que uma aula com duração de 60 minutos tem um gasto calórico em torno de 600 calorias), mas também como uma maneira de aprender a se defender.
A capoeira é normalmente praticada em clubes, academias e associações de bairro e até mesmo nas praças e calçadas, onde se pode formar uma roda e começar a jogar. Escolas também podem e devem ensinar este esporte tão brasileiro e que não requer nenhum material específico de difícil aquisição, pois para praticá-lo basta uma calça folgada e camiseta.
Segundo o professor Caverninha, um dos principais nomes do esporte em Mato Grosso do Sul, a Capoeira exerce um papel fundamental no desenvolvimento somático e funcional de todo indivíduo. “Não é só uma dança, a prática exige treinamentos físicos, técnicos e táticos; Simplesmente tudo de bom”, conta.
O professor nos explica que como qualquer outro esporte a capoeira utiliza termos específicos para o reconhecimento da modalidade. Conheça os mais comuns:
Música: determina o ritmo e o estilo do jogo sendo um componente fundamental.
Berimbau: principal instrumento feito de um bastão de madeira envergado por um cabo de aço em forma de arco e uma cabaça usada como caixa.
Roda de capoeira: círculo de pessoas que joga capoeira.
Ginga: movimento de pernas básico no ritmo do toque que lembra uma dança.
Graduação: varia de grupo para grupo sendo mais comum a utilização de cordas ou cordéis com cores distintas amarradas na cintura do jogador.
O que a arte da capoeira tem de mais interessante é que as pessoas que a praticam geralmente estão envolvidas em projetos sociais, em que visam através da sua prática tirar crianças das ruas, por exemplo.
Na prática da capoeira desenvolvemos de maneira integrada: flexibilidade estática e dinâmica; ritmo e agilidade; equilíbrio e elasticidade; força e resistência; potência muscular e respiratória; coordenação motora; disciplina e respeito ao próximo; concentração; reflexo; coragem; criatividade.
História
A capoeira foi criada pelos negros trazidos como escravos na época colonial como uma maneira de se defender dos maus tratos dos fazendeiros. Os movimentos foram inspirados na ação de instrumentos de trabalho como a foice e o martelo e nos ataques e defesas dos animais como a marrada do touro, o coice do cavalo e a fisgada do rabo da arraia.
Ao reunir com harmonia o esporte, música, diversão, folclore, arte, dança, jogo, luta, rituais e tradição, a capoeira pode ser traduzida como uma das mais fortes e completas expressões da cultura popular brasileira.
Deixe seu Comentário:
Sem comentários »

0 comentários:

Postar um comentário

▲ Subir