Capoeira Terra do Sol
APCAP
Escola de Capoeira
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Capoeira: Prática que emagrece e tonifica

Entrevista com capoeirista esclarece dúvidas sobre a atividade

POR Tiago Frederico
Rio -  A prática de atividades físicas faz bem ao corpo e à mente, além de tonificar os músculos. Segundo o mestre da Hebraica Rio, Márcio Cocoroca, a atividade é tão completa quanto a natação e tem um grande gasto calórico - 1600 calorias. Confira a entrevista com o capoeirista e tire suas dúvidas:
É possível perder 1600 calorias praticando capoeira, afirma mestre | Foto: Reprodução Internet
É possível perder 1600 calorias praticando capoeira, afirma mestre | Foto: Reprodução Internet
Quais os benefícios que a atividade proporciona ao organismo?
A capoeira influi diretamente na atuação de boa parte do organismo, a atividade proporciona melhor funcionamento dos pulmões, já que é uma atividade também aeróbica. Ajuda a manter equilibrados os níveis de glicose no sangue, Através do aumento do gasto de energia, ocasionado pela prática da atividade física, ocorre a redução de peso, o aumento da perda de gordura e como conseqüência um aumento da massa magra.
Quantas calorias pode-se perder durante uma aula e qual é a duração?
Cada aula varia de 01h30min a 02h00min e em cada treino você pode eliminar até 1600 calorias.
Que partes do corpo são beneficiadas pela prática?
A capoeira, assim como a natação, é um esporte que trabalha praticamente todas as partes do corpo humano, então, é possível termos nosso corpo bem trabalhado da cabeça aos pés.
A mente também pode ser beneficiada? De que forma?
Sim, a capoeira traz consigo movimentos que desafiam a coordenação motora do corpo humano , fazendo com que o praticante raciocine e conclua seu raciocínio com seu próprio corpo.
É possível praticar o esporte para se alcançar diferentes objetivos (emagrecer, tonificar os músculos, ganhar massa, ganhar resistência, etc.)?
Sim, é importante entender que a capoeira é uma atividade aeróbica e também anaeróbica, entao, ao mesmo tempo que o capoeirista perde gordura, ele ganha massa magra (músculo), definição, e tonus muscular
Quais são as principais técnicas desenvolvidas? Flexibilidade, agilidade, força?
Desenvolve-se a flexibilidade através dos períodos de alongamento e do deferimento de golpes em geral, já que todos estes são feitos de tal modo, que o músculo (abdomen,posteriores e inferiores da perna principalmente) é obrigado a fazer um movimento de extensão, alongando-o.
A agilidade é obtida quando começa-se a praticar o jogo da capoeira com um adversário, proporcionando também reflexo e percepção de espaço e ambiente. A força é obtida em movimentos isométricos, por exemplo os de esquivas e golpes deferidos em manoplas ou sacos de pancada , trabalhando novamente os músculos da perna. Além disso é feito um pequeno trabalho no começo ou fim das aulas, com exercícios diversos de resistência muscular.
Aliás, a capoeira pode ser considerada uma luta? Uma dança?
A capoeira é uma luta disfarçada de dança, pois começou como apenas uma luta praticada pelos escravos para se defenderem de seus senhores. Os escravos constantemente estavam treinando uns com os outros, entretanto, para que essa nova arma não fosse descoberta, quando seus senhores se faziam presentes nos momentos de treinamento, rapidamente eles começavam a fazer movimentos acrobáticos para disfarçarem aquela atividade, e assim a capoeira foi evoluindo, uma mescla de luta e dança.
Qual é o local mais indicado para praticar capoeira?
Todos os lugares acabam sendo adaptáveis a tal pratica, mais os mais indicados são os tatames e os pisos de taco.
Quem pode e quem não pode praticar?
Qualquer pessoa pode praticar a capoeira, pois ela é uma atividade que envolve todas as partes do corpo, e contém movimentos tanto de força como de fôlego. Os exercícios são progressivos, ou seja, uma nova aluna, que não tem tanta força nos braços e ombros, não vai em seu primeiro dia ser orientada a fazer uma bananeira ( ficar de cabeça para baixo com apenas dois apoios no chão ), primeiro ela vai realizar exercicios de assitência, para que após um tempo seu orientador a instrua a passar para a próxima fase.
Pessoas que não podem exigir muito de seu fôlego devido a algum tipo de problema, vão ser instruídas a fazer um tipo de exercício que trabalhe força e não fôlego e vice – versa.
Quais cuidados devem ser tomados?
É importante manter uma alimentação balanceada, com a presença de carboidratos para que haja energia para praticar os exercícios em vigor físico, proteínas para que haja uma boa sustentação muscular e água para não desidratar ao perder líquido através do suor.

Fonte: http://odia.ig.com.br/portal/
Deixe seu Comentário:
Sem comentários »

0 comentários:

Postar um comentário

▲ Subir